Economicidade e sustentabilidade, Log2br rastreia os veículos do TJTO.

Economicidade e sustentabilidade, Log2br rastreia os veículos do TJTO.

O Tribunal de Justiça (TJTO) implantou, em (22/3), o Sistema de Telemetria e Rastreamento da Frota Oficial, que tem o intuito de reduzir a poluição ao meio ambiente e, consequentemente, impactos desta à saúde pública. Essa é mais uma ação ancorada no Plano de Logística Sustentável (PLS), que vai ao encontro às recomendações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Dentre os benefícios com a implantação do sistema, está a redução do funcionamento do motor com o veículo parado, resultando em diminuição do consumo de combustível e de emissão de gases tóxicos no ambiente. O sistema também inclui a redução de desgaste dos pneus e revisões periódicas e preventivas, proporcionando ao motor do veículo economia no consumo de combustível e evitando a emissão excessiva de gases nocivos na atmosfera.

Com a implantação da telemetria avançada é possível identificar no mapa o local exato por onde os veículos estão passando, saber o modo de condução dos motoristas, detectar frenagens bruscas, curva brusca, verificar questões de ignição ociosa e velocidade acima da permitida. Com este recurso será mais fácil fazer o controle amplo e real da frota, além da avaliação constante dos condutores na forma de condução dos veículos.

Metas

A ação foi realizada por meio da Seção de Transporte do TJTO, sob orientação da Diretoria Administrativa, na qual considerou os aspectos de preservação do meio ambiente, logística e a eficiência econômica e operacional. Iniciativa esta que contribui para o cumprimento de metas estabelecidos pela Resolução CNJ nº 201, de 3 de março de 2015, que dispõe sobre a implantação do Plano de Logística Sustentável nos órgãos do Poder Judiciário, na busca por um meio ambiente equilibrado.

Matéria original publicada no site do TJTO clique aqui para acessar